segunda-feira, 28 de maio de 2012

E volta-se mais uma página.The Q Man passa a mensagem.

Sem pretensiosismos. Apenas porque me parece que todos vós podem beneficiar da minha vasta experiência de pouco mais de dois meses na blogosfera. Chego aqui hoje, tenho mais dois seguidores e ultrapassaram-se as duas mil visitas. Isto é um marco. Ou não. Não interessa. Aproveitem esta minha rara boa vontade. Retribuições em vale postal ou caixas de Herdade dos Grous, tinto, 2009.

Invente um nome suficientemente tonto para o seu blog, se necessário inspire-se em blogs já existentes. O nome do seu blog deverá ser capaz de explorar o efeito "what the fuck?..." que existe em cada um de nós.

Comente os restantes blogs com parcimónia, um comentário num blog deverá acrescentar valor ao que foi escrito. Evite terminantemente os "LOL!" e os "Já me senti assim". Tente ser o primeiro a comentar, aprecie o efeito potenciador de emoções que é ser o primeiro, normalmente elas não esquecem o primeiro.

Nunca entre em litígio com outros comentadores na caixa de comentários de outros bloggers. Dá-lhe um ar arruaceiro, uma aura de Bruno Alves, de quem é facilmente provocável. Além disso, não responder a comentários desagradáveis dá-lhe um ar distinto, a quem assenta bem um fato de bom corte.

Mantenha um ar blasé, faça de conta que lhe dá igual ser lido por cinco mil pessoas num único dia ou só pela sua mãe (e ainda assim porque você lhe telefona para ler o seu post do dia). Você é um artista, os artistas não perdem tempo com a vertente comercial.

Jamais deixe comentários implorando para visitarem o seu blog (ou o seu cantinho, como você lhe chama), ainda que acene ao putativo visitante com um prometedor "tens lá um miminho". Você não precisa de pedir que visitem o seu blog, aliás, visitar o seu blog deverá ser uma necessidade básica da blogosfera.

Trate os seus comentadores com carinho. Eles perderam tempo a dar-lhe a sua opinião e valorizam uma atenção sua. O facto de você lhe ter respondido será tema de conversa durante dias, imprimirão a sua resposta, que guardarão na carteira com amor e mostrarão aos colegas lá da repartição, que admirarão o troféu, com um misto de inveja e admiração, fazendo subir o feliz proprietário na escala social (não se admire que, quando você passar, as pessoas sussurrem "é aquela a quem o Q Man respondeu no blog dele...".

Invente uma desculpa qualquer para dar um sentido ao blog, por exemplo, diga que se precisava de reencontrar. Ou fale dum factor qualquer ambíguo para deixar os leitores na ansiedade de quando irá revelar o que é isso afinal. Serve de história paralela e ajuda a escrever posts para encher chouriços, quando você não tem nada de interessante para dizer, o que acontecerá quase sempre.

Não espere comentários de bloggers famosos, a Pipoca Mais Doce jamais comentará o seu blog nem dará resposta aos seus comentários cirúrgicos no blog dela. A primeira divisão dos blogs ligeiros teve muito trabalhinho para chegar onde chegou, aquilo foram anos de escrita honesta, comentários cruzados, alianças. Você acabou de chegar, é um novo-rico da blogosfera, não espere que o convidem para o palácio, você tem um longo caminho a percorrer, vão ser necessárias referências suas e, como sabe, você não tem boas referências...

Escreva razoavelmente. Não é absolutamente necessário, mas ajuda. A sério...


Sem comentários:

Enviar um comentário